sábado, 5 de março de 2011

Pondo tudo em ordem



SALMO 60

O perigo do sucesso é a desonestidade consigo mesmo, com os outros e com Deus. Você troca a realização eterna pela paz interior, e o que acontece com você torna-se mais importante do que ocorre em você.
Davi nos alerta contra esse problema, pois as nossas vitórias podem estar accontecendo apesar do desprazer de Deus. Assim, o nosso interesse deve ser mais se " Deus está satisfeito comigo" do que se " Deus está satisfeito com o que estou fazendo".
Davi não confia em suas vitórias militares para um senso de bem-estar pessoal. Em seus triunfos, ele confiou totalmente no Senhor, assim como fez em seus momentos de crise. Ainda é Deus quem deve erguer o estandarte, salvar e ajudar. Uma série de realizações pode fazer com que nos sintamos  auto-suficientes; contudo, este salmo nos ensina a continuar dependendo do Senhor.

Uma nova humildade

Davi olha além do momento presente, para os conflitos que ainda estão por vir. O Deus que nos rejeitou é o mesmo em cujo auxílio devemos confiar. Portanto, é muito importante nos arrependermos de todo relacionamento errado com Ele. O resultado das batalhas de nossa vida permanece nas mãos de Deus.  Davi afirma que "vão é o socorro do homem"(v.11)
Em certo sentido, isto é exagero. Davi não poderia ter vencido batalhas sem a ajuda de pessoas como Joabe e seus oficiais, exércitos e homens valorosos (2Sm 23.8-39). Mas Davi buscava as causas absolutas. Ele sabia que podia comandar o melhor exército do mundo e ainda assim ser derrotado, se Deus não estivesse com ele. Assim é em sua vida. Você pode empregar todas as estratégias conhecidas pelo homem para recuperar o território perdido e sair de uma fase de privação na vida. Pode obter a ajuda de especialistas e de pessoas que realmente o amam. Porém, se Deus não for com você e por você (o Deus que rejeita e se opõe quando você se ennche de orgulho e obstinada rebeldia), você não tem nenhuma chance de prevalecer.

Esse é um trecho do livro "Um salmo em seu coração" de George O.Wood

Um comentário:

  1. Excelente reflexão..Devemos sempre ser gratos a Deus independente de qualquer situação..

    shalom
    http://naimorbeck.blogspot.com/

    ResponderExcluir