sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Seja positiva!!!


Olá pessoas lindas e preciosas!
Como vão? Não se esqueçam que Jesus é a solução para todas as coisas! Ele é o único que pode te consolar no dia da angústia, é o único que pode transformar seu pranto em festa, é o único que te encoraja à enfrentar seus dilemas, é o único que está ao seu lado em todo tempo. Resumindo, Ele é o único!!!

Então...
Estava hoje num momento de reflexão e decidi trazer pra vocês uma palavra que li num livro que já indiquei Aqui, sobre ser positiva. Tem pessoas que pensam que ser positiva é falar tudo o que pensa, confundem até com sinceridade. Mas não é assim que as coisas funcionam. E eu não vou ficar aqui tentando te explicar isso, leia o trecho do livro e reflita.



O Dr.Daniel G. Amem, Ph.D., neurologista clínico, psiquiatra de crianças e adolescentes e diretor médico da Clínica Amem de Medicina Comportamental, define claramente, com o uso de tomografia computadorizada do cérebro por emissão de fóton único (SPECT), que o pessimismo consistentes pode destruir as células do cérebro. Em seu livro Transforme seu cérebro, transforme sua vida, o Dr. Amem diz: "Seu cérebro é o 'hardware' da sua alma". Sua alma é a essência de quem você é. A transformação da alma humana é amplamente influenciada pelo que a mente recebe da interação familiar. Quando entendemos isso, podemos começar a medir e avaliar o que dizemos uns aos outros em casa. Pergunte-se: "Falo ao meu esposo e meus filhos com uma perspectiva negativa ou positiva?".


Minha mãe, agora com 85 anos e ainda brilhante e ativa, sempre tem sido muito enfática sobre ser positiva. Quando era jovem, ela não me deixava dizer: "Não posso". Se eu fosse realmente incapaz de fazer algo, ela me fazia mudar a frase de "Não posso" para "Talvez, algum dia, eu seja capaz de fazer isso". Você percebe a sutil diferença? Ambas as afirmações significam a mesma coisa, mas uma é negativa e a outra, positiva.

Neste livro a autora fala, sobre a importância de sentarmos à mesa com a família pelo menos uma vez ao dia. Mesmo que pareça difícil para muitas famílias estarem todos juntos numa refeição, ela enfatiza que mesmo que a mãe tenha que jantar com os filhos mais cedo e todos compartilharem desse momento quando o pai chegar mais tarde, para estarem juntos para conversarem, se olharem, contar como foi seu dia, se  elogiarem e declarem seu amor mútuo, isso fará uma grande, ou porque não dizer, toda a diferença na saúde emocional dos filhos e do casal.
E ela vai à fundo trazendo pesquisas interessantíssimas, de como este momento tão positivo vai trazer grandes benefícios na vida da família, formando filhos com níveis mais altos de inteligência, com força emocional, evitando até a depressão. Sem contar sobre o caráter bem formado nos indivíduos com uma família que sempre está unida à mesa.
Como mulheres com propósito de ter uma vida abençoada e proporcionar isso aos  nossos amados, precisamos estar atentas e reavaliar nossa conduta.
A autora diz: "Quando a mesa se torna uma alta prioridade para nós - casados ou solteiros, com ou sem filhos-, algo poderoso acontece no interior de nossa mente. Manter a conversação positiva, enriquecedora e edificante é saudável para você e os outros que compartilham a sua mesa. Sua conversa terá o poder de reedificar as células do cérebro e ,talvez, até ajudar uma pessoa clinicamente deprimida no caminho da recuperação."

Meninas, sei que este livro tem sido algo extraordinário em minha vida e em minha família. Eu sempre amei a ideia de sentarmos juntos à mesa, até porque eu fui criada dessa forma. Raramente comíamos na sala e/ou separados.
Porém, a minha vida hoje, tem uma realidade muito diferente do que eu vivi na infância. Por conta dos afazeres na igreja, meu marido nem sempre pode compartilhar desse momento conosco, e eu ficava muito desmotivada em arrumar a mesa, com o tempo deixei que isso fosse desvalorizado em nossa casa. Por fim, sentia necessidade de sentarmos juntos nos domingos que passaram a ser prioridade para a família na hora das refeições.
Mas, depois que li esse trecho em que ela diz, que mesmo que eu estivesse a sós com meus filhos, já estaria cumprindo minha missão na vida deles, algo lindo me inspirou a fazer destes momentos mais preciosos do que antes eu podia pensar. E hoje, vivenciamos algo lindo na nossa vida em família. Meus filhos, ficam animados em me ajudar na arrumação, antes e depois, da mesa, porque é um momento maravilhoso pra nós. E meu esposo, por si só,  tem se organizado para estar esses períodos conosco, talvez nem ele mesmo tenha percebido isso, mas já o vi marcando reunioes para depois do almoço porque já tinha compromisso, e quando eu perguntei curiosa qual era o tal compromisso, ele disse: "Com mais quem?, com vocês, ué! Vcoê não está preparando almoço pra nós?"
My God!!! Isso é lindo demais!!!
Mas talvez, você esteja pensando: Tadinha da Andressa, o marido ela não se importa em estar com a família! Bicha má! Não é nada disso, querida leitora, eu percebi, que eu mesma não valorizava estes momentos como deveria, a minha parte não estava sendo feita!
Hoje, eu coloco os melhores pratos e talheres do meu armário, arrumo até a comida em travessas, faço suquinho que todos gostam,  a melhor toalha de mesa é pra minha família usar. Capricho no cardápio e na ornamentação da mesa. Aprendi muitas coisas, com a Dani e com a Lu Fares, que são lindas e práticas.

Então, eu espero ter inspirado você a olhar pra si mesma. Você tem feito a sua parte? Ou ainda está gastando tempo reclamando da vida e das pessoas à sua volta?
Você que mora apenas com seu(s) filho(s), ou mesmo sozinha, ou é solteira que mora com seus pais que não tem esse costume, não pense que essas dicas não são válidas pra você.
Você pode fazer a diferença!
A minha amiga Dani, ainda é solteira e mora com os pais, e mesmo assim ela prepara coisas maravilhosas para a família. Veja aqui e aqui e aqui tbm.

Não espere mais, comece hoje!!!
Transborde amor!!!

Andressa Valladares

Um comentário:

  1. Excelente post.

    Parabéns pelo blog, sou das blogueiras unidas,
    já estou te seguindo, convido para conhecer o
    meu Blog Sei que Deus existe.
    http://www.seiquedeusexiste.blogspot.com/

    ResponderExcluir