quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Noras excelentes! Esposas incríveis!


Quem já viu o filme "A Sogra" riu e aprendeu que essa sogra só era má, porque tinha medo da nora afastá-la do seu filho.

Mas quando a gente ama, respeita!

Temos a péssima mania de achar que não precisamos que a sogra diga alguma coisas sobre o filho. Deixe ela falar, aprenda com ela. Lembre-se, que não importa a sua idade, estamos sempre aprendendo nessa vida.

Confesso que no meu namoro não foi muito, mas no início do meu casamento eu ficava meio de olhos virados quando minha sogra vinha me falar alguma coisa. É claro, que casamento é uma construção (como diz o pastor Josué Gonçalves) e que se existem coisas - sempre existem - no cônjuge que não são compatíveis com você, é preciso analisar com carinho e sabedoria e estudar uma estratégia pra que ajam mudanças.


Por exemplo: meu esposo não tinha o hábito de fechar o creme dental nem limpava direito a escova quando acabava de escovar os dentes. Aquilo me dava nojo, no início muito imatura, tentei falar com se estivesse brigando com um filho. Mas refiz minha estratégia, mudei o tom de voz, e resultado: Vitória! Grandes mudanças em pequenas coisas. A mudança maior aconteceu em mim, pois me estressava tanto com coisas que acabavam com o nosso dia.

Se você está chegando na família agora, e se você é uma moça inteligente, vai conquistar todos com sua graça e simpatia. Não vá conhecendo a família de origem do seu namorado achando que eles devem ser do seu jeito, que a casa deve ser como você está "acostumada", e na maioria das vezes não vai ser mesmo. E isso é realidade!

                           E se por acaso você já está na família à algum tempo, mas a relação com a sogra ou com alguém da família está difícil de engolir..., vá pro joelho amiga. Primeiro peça orientação ao Senhor e a graça dele pra você começar do zero, e reconquistar essa pessoa. Vai ser uma tarefa árdua, mas se você permitir que o Senhor Jesus entre contigo nessa batalha, vai ser mais fácil do que imagina.
Convivência com qualquer pessoa exige um jogo de cintura, ainda mais com a sogra. Casamos com a família também! rsrs

Mas não por isso que você vai desmerecer a mãe dele. Isso é falta de respeito. Se você despreza a forma como a casa dele é conduzida, você na realidade está desprezando o seu amor, e não o ama como deveria.

É uma questão de princípios! Eu não gostaria que meu namorado chegasse na minha casa desprezando todo  mundo. Eles são a minha família de origem, se eu sou alguém, aprendi com eles, com erros e acertos eles me criaram. E se exijo respeito, devo muito mais respeito.

E quero abrir aspas aqui pra falar com as moças que têm sido desprezadas ou está vendo a família de origem ser desprezada pelo namorado. Lembre-se de que você não precisa se sujeitar a isso. Um cara que não tem esse princípio e critica, despreza e até te afastar de sua familia de origem, não te merece. Se você se submete a isso, está se desvalorizando. É sinal de distúrbio de caráter do "bonitão" que tá se achando demais pra querer você só pra ele e pra família dele. Abra os olhos! E se já está casada, nada de divórcio! Ore, pois o Senhor Deus é poderoso pra mudar esse quadro. Peça sabedoria pra lidar com isso até que tudo se conserte.

Pense nisso, se conseguir rever seus conceitos e valores nessa área, você terá um marido apaixonado e honrado de ter uma esposa que ama e aceita a sua família de origem.

Amo meus sogros, meus cunhados e são uns amores, os tios e tias respeito e amo. Olho pra eles e agradeço ao Senhor por ter me colocado numa família tão linda e que ama a minha família de origem.

Fiquem na paz de Jesus.
Andressa.

Um comentário:

  1. interessantissimo...gosto muito de ler os teus artigos que incluem testemunhos pessoais =)

    ResponderExcluir